Estavam os Dez Mandamentos em vigor antes da Lei de Moisés?

Por Dinho
Alguns pensam que os Dez Mandamentos não existiram ate que Deus os entregasse a Moisés no monte Sinae, mas, as escrituras nos ensinam que, por toda a eternidade, sempre houve os Dez mandamento que eram conhecidos como princípios das Leis de Deus, que são a base fundamental de seu reino. a Lei de Deus sempre foi o AMOR, no entanto como o povo de Israel não tinha a capacidade de amar, Deus explicou minuciosamente, com todas as particularidades e esmiuçou o que seria o “amor” em dez tópicos que foram chamados Os Dez Mandamentos,
estabelecidos oficialmente a Israel no monte Sinai através da Lei de Moisés. Paulo explica detalhadamente que as leis foram colocadas sobre Israel porque eles não conseguiam amar, por causa da dureza de seus corações, assim sendo não conseguiam cumprir através do livre arbítrio a lei Universal de Deus chamada AMOR. Naquela época não havia um justo, nem um sequer (Rm 3:10-28), a maldade daquelas pessoas era resultado da falta de amor que sempre foi a Lei de Deus , quem ama não mata, não furta, não peca, não da falso testemunho, não cobiça; e se há algum outro mandamento, tudo se resume em amor. (Rm 13:8-10). Com o objetivo de reprimir as pessoas más, Deus criou as Leis menores exclusivamente para Israel que são classificadas em estatutos, juízos, preceitos e ordenanças baseada no Dez Mandamentos, a fim de que as pessoas de coração duro aprendessem a amar através dessas leis. Ora, onde há amor faz se desnecessário qualquer tipo de lei.

As escrituras nos mostram vários exemplos de como os Dez mandamentos eram usados antes da Lei de Moisés. Aproximadamente 250 anos antes José foi tentado pelos avanços da esposa de Potifar este estava consciente que adultério era pecado. (Gn 39: 8, 9). Adão e Eva desobedeceram ao primeiro Mandamento por colocar outro deus acima do Deus Criador. Ao fazer isso eles também desobedeceram ao quinto Mandamento, por desonrar a seus pais, no sentido de que Adão foi criado filho de Deus (Lucas 3: 38). Seus pecados também foram de furto (o oitavo Mandamento), porque se apropriaram de algo que não era deles.Além disso eles cobiçaram a arvore proibida. Lascívia é cobiça com a qual desobedeceram ao décimo Mandamento. (Gn 4:6,7). Caim desobedeceu ao sexto Mandamento. Jacó sabia que Deus proibia a idolatria era desobediência ao segundo Mandamento (Gn 20:3,4,6.) Portanto a Lei de Deus sempre existiu era chamada de  Amor separada  minuciosamente nos Dez mandamentos dados a Israel.

8 comentários:

Postar um comentário