Yhwh

O VERDADEIRO NOME DO DEUS DE ISRAEL














Yhwh (יהוה) Este é o sagrado nome de Deus, usado somente para o Deus de Israel e nenhum outro. Muitos transliteram erroneamente o nome de Deus como "Yehovah", que aportuguesado seria "Jeová", porém é bem conhecido que o nome de Deus NÃO é "JEOVÁ".
· Yhwh (יהוה) vem do verbo ser h_yoh (הָיֹה) "Eu Sou" Êxodo 3:14

· O nome do Altíssimo ficou tanto tempo sem ser pronunciado que hoje em dia já não se sabe mais qual seria a pronúncia exata.

· O Códice de Leningrado, do Século XItem no Tetragrama YHWH, sinais vocálicos para orar a Yehvíh, Yehváh e Yehováh.

· Há aqueles que apoiam a pronuncia original Hebraica (Yahvéh / Yauê) ou a forma arcaica (Yaohu, Yhouh) abreviada como Yah .(Letras Hebraicas י (yod) ה (heh) ו (vav) ה (heh), ou Tetragrama YHWH

 
A palavra Aleluia!! vem do Hebreu Ha-lelu-Yah = Em Hebraico "Que seja louvado o nome de Yah"
  
·Vários profetas tinham nome de Yhwh (יהוה) em seus nomes.
Yarmiyaohu (Jeremias) Yarmi + Yaohu = Yaohu É Exaltado
Naorremyaohu (Neemias) Naorrem + Yaohu = Yaohu Conforta.
Yehezeqyaohu (Ezequias) Yehezeq + Yaohu = Yaohu Minha Força
Yaoshuayaohu (Isaias) Yaoshua + Yaohu = Salvação de Yaohu
Ranamyaohu (Hananias) Ranam + Yaohu = Gracioso É Yaohu
Awodyaohu (Obadias) Anod + Yaohu = Servo de Yaohu
Zocharyaohu (Zacarias) Zochar + Yaohu + Lembrado de Yaohu
 
·Por isso  grande parte dos estudiosos modernos, tem a pronuncia arcaica como sendo a mais aceita "Yaohu/Yahu" varia com o sotaque de cada povo!

·A igreja católica assumiu que mudou os nomes a fim de torna-los mais populares entre os pagãos e converterem nos ao cristianismo. A Bíblia Católica de Jerusalém revela muitas dessas informações nos “rodapés”

·Tristemente nos enganaram Por Séculos! Roma colocou o nome SENHOR no Lugar do Nome Do Criador,  Mudando O Nome De Seus Profetas, E Alterando O Nome Do Nosso Amado Salvador...

·Uma coisa interessante: A tradução da palavra SENHOR do Hebraico para o Português é um Demônio chamado BAAL, assim sengundo o movimento dos "Nomes Sagrados", quando se EVOCA O NOME SENHOR ao invés de evocar o Nome Sagrado de YHWH,  na verdade a pessoa está  cometendo o pecado de "Ir a outros deuses" dos inúmeros anjos caidos que existem, quando se evoca SENHOR posso estar evocando a qualquer outro dos inúmeros "deuses" que existem. Particularmente Baal

Obs: Baal um "deus"  canaanita,  sua tradução do Hebraico para o Português significa Marido/Senhor:
Fem./Plural: בְּעָלִים
Transliteração: ba'al
Tradução: marido, esposo; senhor;  nome de um deus canaanita

·Mas isso é profecia! Não nos abalemos, por causa de Baal, todos se esqueceriam do nome do Altíssimo ! (Jeremias 23:27). Se Baal é Senhor, a mesma palavra que está encobrindo o nome do Pai, a profecia  foi cumprida com exito!

·Acho importante buscarmos os nomes originais, para não ficar evocando o nome de OUTROS DEUSES...E O DEMÔNIO SENHOR....TODAVIA... O PAI ESTÁ ACIMA DISSO! Foi por isso que Cristo nos advertiu a adorar o pai espírito e em verdade como está escrito: "os verdadeiros adoradores adoram o pai em espírito", se ele disse "verdadeiros" quer dizer que existem "falsos", e estes, adoram, não em espírito, mas com expressões físicas, em vós alta, com performance cânticos, música etc... para serem vistos e ouvidos pelos homens (Mt 6:5)!

  Cristo tendo a onisciência sabia que isso aconteceria então, nos ensinou a chama lo sempre por PAI e adora-lo em espírito e não em voz alta, com cânticos e música!
ATENÇÃO AGORA:
·Quando a Bíblia fala em "Quem crer no meu nome será salvo" ou "não há salvação em outro nome" ela se refere a pessoa citada, e não ao nome sagrado! (João 17:26)
 
QUANTO AO NOME DO SEU FILHO MESSIAS:
·"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." Mateus 1:23"

Emanuel é uma palavra Traduzida para o Português assim como Jeová, não é e nem nunca foi uma palavra Hebraica, é um nome Grego! O nome Deus Conosco nada tem a ver com Emanuel, "Yah conosco"  seria (ה 'עמנו), "YHWH Conosco" seria (יהוה עמנו) mas, usa-se ‘mnw’l – עמנואל ‘imanuel (ah’-rab) “Deus”‘ com pronome do sufixo introduzido. Todavia, esse é um nome profético, que se referia à vinda do ungido de Deus à Terra! Assim como o Nome Profético Elias que era João Batista!

·E para Piorar, não temos o Novo Testamento em Hebraico Arcaico ou em Aramaico, para conferirmos qual é o TETRAGRAMA USADO PARA ESCREVER O NOME DO MESSIAS CRISTO, apenas, temos a tradução dele em Grego no museu de Londres chamado Codex Sinaiticus.

Nesse Codex Sinaiticus que está em Grego, Jesus é identificado pela sigla "ιχ" que é a abreviação de "ιησούς χριστός" (Iēsoùs Christòs).
                                             
Agora, Jesus foi introduzido para a linguá portuguesa do Latin
· De fato, Jesus nunca foi o nome original e sem aduterações,  do Filho de Deus Messias, nota-se que em cada Pais o seu nome muda! As informações estão corretas, Esus era uma divindade MITOLÓGICA, Sus é porco em Latin, conferi isso com tradutor, e ainda INFELIZMENTE E COM TRISTEZA INFORMO QUE Sus (סוּס) é cavalo no hebraico também conferi. A igreja católica assumiu que mudou os nomes a fim de torna-los mais populares entre os pagãos e converterem nos ao cristianismo. A Bíblia Católica de Jerusalém revela muitas dessas informações nos “rodapés”

A afirmação de que a forma Yeshua é o nome original de "Jesus" tem sido muito debatida atualmente – já se tem provas explícitas de que "Jesus", seus primeiros discípulos e a população que vivia na Terra de Israel naquele período, falavam aramaico hebraico. Porém o nome Yehoshua foi muito utilizado durante o período dos Hasmoneus e até um pouco depois. Ao referir-se a um certo "Jesus" (Cristo?), o Talmud o chama de "Yeshu", pois podemos ler no Talmude Babilônico a acusação dos judeus contra ele: "Na véspera da Páscoa eles penduraram Yeshu [...] ia ser apedrejado por prática de magia e por enganar Israel e fazê-lo se desviar [...] e eles o penduraram na véspera da Páscoa." (Talmude Babilônico, Sanhedrim 43a)

O nome "Yeshua" (aramaico) ou reduzido como Iesous (grego; onde não se pronuncia o "s" final) deriva-se de uma raiz hebraica formada por quatro letras – ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) - que significa “salvar”, e é considerado também uma forma reduzida pós-exilio babilônico do nome de Josué em hebraico – יהושע, Yehoshua ou Yaohusua (hebraico arcaico) – que significa “o 'Eterno' (YHWH) salva”. Alguns usam o nome de Jesus no formato "mais arcaico” com um nome de Yahoshua (com variantes de Yauxua, Yahushua, Yaushua, Yaoshua e etc), esses pequenos grupos mais modernos são variantes de igrejas outrora pentecostais e neo pentecostais que receberam uma doutrina de que o tetragrama (YHWH) teria sido adicionado ao nome Yeshua (alguns grupos variam dizendo que seria a adição em Yahoshua conhecido no português como Josué).

· TODAVIA, Não podemos provar que o nome Yaohushua/Yashua/Yeshua apresentado como sendo do filho do Criador não seja também um nome Hebraico Pagão, visto que a herança original da língua Hebraico Arcaico, foi perdida no período pós Babilônico! Hoje existe apenas o Hebraico Moderno! 

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21

 Nem nos versos acima, nem em qualquer outra passagem das escrituras, existe algo que prove que o nome do Messias deve ser "Yhwh-Salva", "porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" isso não quer dizer que o nome dele significa "Yhwh-salva", essa passagem infelismente não prova nada!

Outro ponto, salvar no Hebraico Moderno é (גָּאַל ) ga'al
Shua não quer dizer salvação em Hebraico moderno,
Salvação é (יְשׁוּעוֹת) yeshu'ah ou yish'ah(יֵשַׁע)
Shua é salvar em Aramaico...Assim sendo Yaohu (Hebraico)+ Shua (Aramaico) ai sim
fica Yaohu salva, mas misturar duas linguás para falar o nome do Messias é Estranho não?

·Assim sendo não descartemos a possibilidade desse nome HEBRAICO, Yaohushua/Yahushua ser Pagão também!

Se eu for trocar um nome pagão como Jesus para outro nome provavelmente pagão Hebraico Moderno, é melhor ficar no Jesus, porque para alcançar Gregos, preciso me tornar um Grego como disse Paulo.

O mais importante é a sua mensagem, é pouco provável que ele tenha vindo a terra só para revelar seu nome e ir embora! O que adianta descobrir o nome verdadeiro, e andar em retidão religiosa seca e sem amor ao próximo, fartura de pão, ociosidade e impiedade? Se formos salvos APENAS POR EVOCAR O SEU nome, e não pela fé em suas palavras e ensinamentos (que não são muitos, é um só mandamento; João 13:3), ninguém se salva! 

Então fica a pergunta:

Que tipo de Criador é esse que salva apenas quem pronuncia o seu nome corretamente? (ainda que sejam pessoas intragáveis, más, crueis e devassa)

Que tipo de Deus é esse que condena as pessoas boas que fazem o bem, que tem fé no Criador Pai e seu filho. por não pronunciarem o nome certo dele? (que diga se de passagem ele mesmo permitiu que fosse ocultado). Se for dessa maneira, para que anunciar o Evangelho, anunciemos apenas o nome e seremos salvos!

NA DÚVIDA? Chame o como Cristo chamava
PAI 
CONCLUSÃO: PAI ESTÁ ACIMA DISSO! NÃO É UM DEUS TÃO PEQUENO! QUE SE DEFINE POR EFEITOS SONOROS EMITIDOS PELA BOCA DE SIMPLES TERRAQUIOS! O PAI É FÉ, O PAI É VIDA QUE DEVE SER VIVIDA DIA A DIA, PELAS PALAVRAS DO MESSIAS!

Como diz Paulo: "Fiz me Grego para ganhar os Gregos", assim sendo, continuo pronunciando o nome que todos conhecem: Jesus Cristo, ainda que não seja o verdadeiro nome,  para atingir sua mensagem a maioria absoluta dos povos, porque o mais importante é a sua VERDADEIRA mensagem, se for do interesse do Criador que todos saibam o nome Hebreu do Messias, certamente aparecerá as escrituras originais ou um Anjo para revelar o certo, na dúvida, fico com a mensagem e não com o nome!

Todavia o Nome do Criador posso dizer com toda Certeza YHWH É a pronuncia provável é YAOHU, inclusive, é a primeira palavra da pronúncia de uma criança recém nascida e está nos originais Hebraicos da Torá ok provado!...Agora, aonde está o Novo Testamento Original Hebraico para confirmarmos o nome do Messias? Não tem? Continuo com Jesus que é o nome que todos conhecem! Mesmo sendo pagão, não adianta nada trocar por outro nome hebraico pagão!

Fontes:
Escavando a Verdade - Rodrigo Silva
O Significado Bíblico da História - S. J. Schwantes
A nossa Bíblia e os Manuscritos do Mar Morto - Renato E. Orberg
Dicionário da Bíblia de Almeida - SCB
E Bíblia tinha Razão - Werner Keller
Arqueologia - Pedro Paulo Funari
História - Márcia Hipólide
Arqueologia - S. J. Schwantes  
VEJA de 23 de dezembro de 1992 - O Jesus da história Documentários Históricos e Arqueológicos: NatGeo - Misterios do Cristianismo/ Tudo sobre Jesus History Channel -  Brings 'Real Jesus' To Life | NHNE Pulse Discovery Channel -  Quem Foi Jesus?

Web:    Dicionário Hebraico: http://www.dosenhor.com/
            Dicionário Grego:http://www.hebraico.pro.br/dicionario/qdrsdic.asp
            http://translate.google.com.br/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Esus
            http://www.codexsinaiticus.org
            http://www.bibliaonline.com.br/

10 comentários:

  1. Ficou muito bom.
    Só é preciso as pessoas saberem que é o seu Deus.

    Se não souber o NOME do Criador, poderá ser para eles Buda ou Odin.

    Agora já sabendo-se que o nome do Altíssimo é YHWH, outros nomes de deuses criados por homens não o substituirão.

    Por isso o Criador falou:
    O MEU POVO SABERÁ O MEU NOME (Isaías 52:6)

    Muitos aqui podem ainda não SABER. E se não sabe ainda não é POVO.

    Mas poderá ser se passarem a ADORAR ao único e VERDADEIRO. Ao YHWH.

    Por isso o Filho do YHWH disse:
    Os VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO AO PAI. (João 4:23)

    Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom,mas eu acredito que o nome do messias foi "enxovalhado" pelos seguidores do poder terreno "SERPENTE" justamente para tentar confundir os seus verdadeiros adoradores só não vou chamar mais é esse nome criado pelo vaticano.

    ResponderExcluir
  3. A paz irmãos, que o pai YHWH nos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Quem é o Filho do YHWH é Emanuel ?? ou YAHOSHUA
    https://youtu.be/cjgtaT1EQOw

    ResponderExcluir
  5. Mais a Palavra cristo é grega, o certo é Messias hebraico, mais confiável,
    e tem muitos cristo, que é abreviação de cristovão.

    ResponderExcluir
  6. NÃO ENTENDI PORQUE CONTINUA SENDO PAGÃO O NOME DE YAOHU(DEUS HEBRAICO ARCAICO)+SHUA(SALVA ARAMAICO) YAOHUSHUA (HEBRAICO MODERNO)... SENDO QUE HAVIA O DIALETO ARAMAICO QUE O PRÓPRIO JESUS FALAVA, CONCORDA COMIGO? ENTÃO PORQUE NÃO JUNTA AS DUAS LINGUAS COMO QUESTIONASTE ACIMA? PORQUE O NOVO TESTAMENTO FOI TAMBÉM ESCRITO UMA PARTE EM ARAMAICO.. DESEJO E TENHO SEDE DESSA VERDADE REVELADA NÃO PARA CAUSA DOUTRINA RELIGIOSA OU METODOS DE LIDERES RELIGIOSOS QUE UNS QUERER JUDAIZAR TUDO OU OUTROS QUE IGNORA AS RAÍZES DA QUAL O HAMASSHIA(MESSIAS) VEIO ENSINO E FAZENDO DISCIPULOS NA CULTURA DO SEU POVO(JUDEU)... ENTÃO SE, COM PACIÊNCIA E COMPREENSÃO PODER ME ENTENDER, PODERÁ ME AJUDAR...
    ... O QUE ME UNI AO PAI(YAOHU) É O QUE ELE DECLARA EM JO.4 "...O PAI ESTÁ A PROCURA DE VERDADEIRO ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE..." FICOU COM ESSA FORMA DE ENCONTRAR A VERDADE JUNTAMENTE COM O PAI(YAOHU) QUE É ESPÍRITO, E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO, QUE VEM O ESPÍRITO DE PROFECIA(RUACH Nevuá) QUE É O TESTEMUNHO DE JESUS(YAOHUSHUA HA MASSHIA).... entro na intimidade em espírito pelo Espirito Santo, e sinto a identidade do meu PAI manifestando em mim... juntamente a sua VOZ suave revelando seus propósito pela PROFECIA dada e fundamentada na PALAVRA.

    ResponderExcluir
  7. Pode me enviar por email: kleberbatistaaa@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Yau-shua de facto ano é....mas sim Yau-sha como em Ali-sha, Ishayau etc.

    Entao fico com Yausha porque a salvacao vem de Yau e dos Yaudins e nos evangelhos esta escrito que o Salvador recebeu o nome de seu Pai e tambem esta escrito que por meio dele confessamos o nome do Pai que é o fruto dos nossos labios.

    Isso esta escrito: Nao tem para onde fugir o nome do filho e o nome do Pai para nos salvar, de modo que se cumpra Joel 2:32 " Todo aquele que invocar o meu nome será salvo"

    Meu whatsap para os irmaos +258 863449252

    ResponderExcluir
  9. Está corretíssimo isso.
    O nome daquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas é YAOHOU (iaorrou).
    Significa Supremo.
    O nome do Jesus é Yaohoushua (supremo salva ).
    O nome da cidade Jerusalém é Yaohoushualaym.
    Pra melhor compreensão, assista o canal Juarez c Vital

    ResponderExcluir
  10. As religião da luz das paredes é condenado, por Yauê kadosk, o nome do filho cherished di Yauê é Yêhua Yué, e vivo é si materializou pra mim a montebelluna, as religiões é do therast SXUR maundrel, Yauê me kadoskphicou, desceu a Maphoches Êpheyah di Yauê ataté na minha conexão.

    ResponderExcluir