Dons de Línguas


Por Dinho
No dia de Pentecostes Deus inverteu o que fez em Babel para mostrar que agora queria novamente que seu povo pudesse se entender. Os discípulos, cheios do Espírito Santo, falaram em diferentes idiomas, e judeus de várias nações os ouviram falar cada um em sua própria língua. Apesar de ter sido algo miraculoso, obviamente não há ali qualquer menção de um idioma angelical, pois fica claro tratar-se de idiomas humanos e há até uma lista das regiões onde esses idiomas eram falados. (At 2), Paulo fala que alguns tem dons de variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. (1 Cr 12:10). Interpretar a língua dos Anjos? Claro que não, esta claro, se trata de idiomas diferentes. De onde então o pentecostalismo tirou essa idéia, de que alguém poderia falar a língua dos anjos?


O problema é que Paulo não está dizendo ser capaz de falar a língua dos anjos. Ele está usando uma figura de linguagem e fica fácil  entender isso se  lermos  os  "ainda que"  usados por ele no texto:"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...""Ainda que tivesse o dom de profecia...""Ainda que conhecesse todos os mistérios e toda a ciência..." (1 Co13:1), O foco de Paulo não está nas coisas que ele supostamente seria capaz de fazer, mas no fato de que de nada adiantaria fazer tudo isso se não tivesse amor. Ao focar na "língua dos anjos" o pentecostalismo perde o foco totalmente, como a criança que ganha um brinquedo de aniversário e prefere brincar com a caixa.

A fortaleza do atual dom de línguas está construída sobre uma errônea interpretação desse versículo.
Realmente, 'nosso amado irmão Paulo tem em suas epístolas coisas difíceis de entender, e os que torcem podem até se perder.’ (2Pedro 3:15-16), Paulo não diz que a língua era desconhecida, logo então, as línguas referidas eram idiomas estrangeiros em uso por nações, mas desconhecidas aos membros da igreja de Corinto. É erro deduzir da frase 'línguas estranhas', que uma língua especial estava sendo falada pelos corintos, uma vez que o dom já havia sido chamado de 'variedade de línguas' I (Cor. 12:10),



Atos 2
  v. 4 ­  "em outras línguas"
  v. 6 ­  "cada um ouvia falar na sua própria língua"
  v. 8 ­   "ouvimos falar, cada um em nossa própria       
              língua"
  v. 9-11­ lista das nações


1 Coríntios 14
  v. 2,4,5, etc.­  "língua" quer dizer "idioma"
  v. 13 ­  "interpretar" quer dizer "traduzir"
  v. 11 ­  "estrangeiro" quer dizer "alguém que fala  
               uma linguagem diferente"

“E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.” 1 Coríntios 12:10
INTERPRETAR LÍNGUA DOS ANJOS? CLARO QUE NÃO ELE SE REFERE A IDIOMAS

“Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.” (1 Co 14:2.), Note que a língua desconhecida significa idioma de outro país: “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus”; (O CRIADOR ENTENDE QUALQUER IDIOMA  E A LINGUA É DESCONHECIDA DE QUEM FALA OUTRO IDIOMA EM CORINTIOS EXISTIAM INUMEROS IDIOMAS DIFERENTES),“porque ninguém o entende, e em espírito(ORAÇÃO), fala mistérios”(MISTERIO A QUEM NÃO ENTENDE OUTRO IDIOMA), “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”.  (IGREJA AQUI É AS PESSOAS E NÃO DENOMINAÇÃO OU TEMPLO), E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação”. (EXEMPLO   INGLES X PORTUGUES), “E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas”(FALANDO EM IDIOMAS),  que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?”Parafraseando o versículo, o sentido seria: "Porque o que fala chinês entre brasileiros, não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios". É óbvio que eu não entenderia um irmão da China orando em chinês ao meu lado, e teria de admitir que aquilo tudo é um mistério para mim e ele não está conversando comigo, mas com Deus.

Concluindo, não havendo interprete, foi necessário o dom de idiomas diferentes para que o evangelho fosse pregado no mundo todo, aos egípcio, aos Gentios, a Corintios, pois cada um havia um idioma diferente.Dizer que um indivíduo pode falar línguas ininteligíveis e desconhecidas ou não compreendidas por si próprio, seria contradizer o ensino de Cristo a esse respeito, quando disse que o homem deve amar a Deus, 'de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento.' (Luc. 10:27), Isto envolve o homem todo, suas faculdades emocionais, espirituais, físicas e mentais devem estar ativas. O Criador não se contradiria levando uma pessoa a ter uma experiência espiritual com a mente inconsciente do que ouve, vê e fala com os seus lábios. Paulo reconheceu esse fato na sua repreensão a Corinto, conforme (I Cor. 14:15 -16), pois assim se expressou:

"Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. Cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?1 Co 14:14-16


Será que deixei passar alguma passagem de uma suposta língua angelical? Mesmo que se alegasse a possibilidade de se falar uma língua dos anjos nessas manifestações de histeria coletiva que vemos em algumas igrejas pentecostais, ainda assim essas pessoas não estariam cumprindo a ordem clara que é dada na Palavra de Deus:

"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por DOIS, ou QUANDO MUITO TRÊS, e UM DEPOIS DO OUTRO, e HAJA INTÉRPRETE. Mas, SE NÃO HOUVER INTÉRPRETE, ESTEJA CALADO NA IGREJA, e fale consigo mesmo, e com Deus. ... Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; PORQUE É VERGONHOSO QUE AS MULHERES FALEM NA IGREJA".”1Co 14:27-35”
Agora ninguém poderá dar a desculpa de que não viu estas instruções claras na Palavra de Deus. Mesmo assim, aposto um doce como na igreja onde você congrega todas estas regras são desrespeitadas quando começam a falar em línguas estranhas.

24 comentários:

  1. Falar em línguas significa falar línguas de outros idiomas. E o que é falado nas igrejas? rs, Não chega nem perto do que foi falado em pentecostes. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha o povo manipulável e alienado é atraído como um imã para o protestantismo pentecostal

      Excluir
    2. Concordo em tudo no que disse, não existe a "Língua dos anjos", porém falar em mistérios isso existe sim; 1 Coríntios 14:1 - Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.

      Excluir
    3. Não dá para ser muito técnico com a palavra,pois Deus é mistério... Acho justo alguém colocar sua opinião a respeito quer seja conhecedor ou não da palavra,mas quando falamos de bíblia temos que aprender a ouvir aqueles que possivelmente foram iluminados por Deus em entendimento,pois poderemos assim estar equivocado em nossa opinião... Por exemplo um amigo que estudou com os rabinos me disse que até discutir sobre levitação na bíblia se discutem, no caso de Lázaro quando o Senhor o chamou ele estava enfaixado, então como saiu? Andando não foi, mas levitando acreditam.Por que estava atado.Na questão das línguas temos que avaliar minuciosamente pois essa conclusão poderá ser uma porta para atentar aos mistérios de Deus.

      Excluir
  2. Disse tudo! O povo está manipulado.

    ResponderExcluir
  3. muito rico este texto,aprendir muito,parabens,JESUS CRISTO te ama e eu tambem, <3

    ResponderExcluir
  4. gostaria que o cristianismo aberto fala-se sobre dizimos.






    ResponderExcluir
  5. Uma vez o cara estava falando essas línguas ''estranhas'' disse tanta coisa enrolada que no final disse: ovo mexido com arroz... É foda

    Ah e mais não existe língua dos anjos porque os anjos, Jesus e Deus não tem idiomas não fala pela boca (porque não são carne), e sim pela mente/espírito.

    ResponderExcluir
  6. Você está de parabéns!
    É muito difícil hoje em dia achar alguém que realmente entende as Escrituras Sagradas como nós. E devemos levar esta mensagem a diante, por que as religiões e o dinheiro tem cegado demais as pessoas.

    ResponderExcluir
  7. na verdade os homens que diz falar a lingua dos anjos. nada mais claro que ao se envolver no calor da emoçao
    acaba liberando uma emoçao que as palavras vao saindo, e as palavras sao semelhantes. PORQUE< o cerebro, guarda essas palavras ouvindo de outras pessoas, e a emoçao acaba liberando essas palavras, por exemplo, eriacanta, bala bala,,, e ai vai, e a assim fica toda vez que voce vai no culto e a emoçao vai se elevando, o cerebro, o faz falar as palavras se expandirem,, outros com movimentos outros com palavras... bom essa e a minha opinião.
    e tambem creio eu que a igreja e sentir Deus e senti Mansidão, na igreja uns dos grandes fundamentais e aprender, como agir aprender o que Deus deixou nos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  8. Explique - me como pode alguém expulsar um demônio falando em lingua estranha? presenciei isso com meus próprios olhos e ouvidos!!!

    ResponderExcluir
  9. Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria. No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade. Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca. Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas. Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia. ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a paz.
    Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
    1 Coríntios 2:14-16

    ResponderExcluir
  10. Quando o homem tenta entender Deus pela ótica humana acaba ficando alucinado, obcecado e até mesmo obstinado pelas coisas espirituais que muitas vezes não se explica....estive nos estados unidos e visitei uma igreja evangélica e fiquei maravilhado com o que vi, pensando:- até aqui se fala dons de língua e se dança em mistérios espirituais. E Glorifiquei a Deus por isso...Tentar entender porque que no dia do pentecostes foi daquela maneira, talvez só na gloria um dia saberemos...esquece-se no contexto desse discurso que Paulo nos ensina como doutrina que é mais importante falar palavras que se compreende do que em línguas que ninguém entende isso para Igreja ele falou. Agora pense. Vou fazer aqui minha defesa da fé. Porque aquelas pessoas falariam em outros idiomas, se fosse o caso, sabendo que ninguém compreenderia? Com que objetivo? Então eu vou para os estados unidos entro numa igreja americana e começo a falar em português, acreditando que Deus vai dar a alguém algum dom de interpretação do meu idioma...Não seria mais fácil eu falar alguma coisa em inglês para que todos me entendesse? Humm? O culto é racional. Lembra? Ora de certo Paulo não falou sobre idiomas mas sim de um dom que "ninguém" consegue compreender a não ser quando Deus dá a alguém a sua interpretação...e porque Deus iria dar a alguém o dom de interpretar outros idiomas não seria mais fácil para Ele enviar alguém que soubesse falar naquele idioma?

    Pode-se explicar porque só o nosso planeta tem vida, com tantos aqui do lado?
    Pode-se explicar o dia ou a noite, porque o céu é azul e não verde e as plantas são verdes e não azul?
    Assim como há adversidades de dons assim há de plantas, animais, estrelas, água doce e salgada..hummm

    Deus é mistério assim como a piedade diz a bíblia...

    Um texto bíblico que amo está em Romanos 2; 12 ao 16.

    Diz que tudo que fazemos sem lei para nós se torna lei...
    e se fazemos sem lei aquilo que é da lei, ou seja, o bem de Deus, para Deus fazemos...
    mostrando que temos a lei escrita nos nossos corações, testificando juntamente a sua consciência
    que acusando-o quer defendendo-o no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho...disse Paulo.

    Não diz aqui que esse cara conhecia a Deus ou a Jesus..
    mas diz intrínseco no texto que o julgamento desse será um mistério...

    Espero ter aqui aberto algum tipo de entendimento quanto a verdade...
    Paz

    ResponderExcluir
  11. Tenho certeza que vcs estão falando isso porque sao frustados. Nao tiveram o Dom. Porque se um dia falassem com certeza essa opinião seria totalmente diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não possui argumentos, ataca o argumentador. TÍPICO DO RELIGIOSO, POR ISSO JESUS NÃO GOSTAVA DE RELIGIOSO.

      Excluir
  12. muito bom este artigo, me esclareceu muitas coisas.

    ResponderExcluir
  13. Irmão irmãos,tds sabemos que dons de linguas estrangeiras para interpretação,como no dia de pentecoste e linguas dos anjos,só falando com Deus existem.Se nem todos falam também não é um problema.Ama-vos und aos outros.Não usei sitação biblica,sei que vcs sabem do que estou falando.Paz do Senhor Jesus Cristo amados.

    ResponderExcluir
  14. Se alguém falar do dízimo,isso também continua igual no novo testamento.Mas muitos não aceitam.Então vivamos com o que Deus ministra aos nossos corações,quanto sabemos manusear sua palavra.A paz do Senhor Jesus amados.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quanta papagaiada!!!....vocês falam tanto de Deus; mistérios de Deus que até parece que estiveram junto dele. Fazem uma mistura, uma salada com os textos bíblicos e fazem afirmações de uma futilidade incomensurável. Ao invés de se meterem a entendidos e ficarem falando de coisas que nada sabem, porque não procuram investigar para entender um pouco da razão de pensaram assim; qual é a herança de pensamentos que predominam sobre a individualidade; qual nossa herança cultural como sociedade ocidental que somos, claro que como sociedade judaico cristã estamos sob a influência de pensadores gregos, predominantemente Platão; ora foi ele que concebeu essa ideia de dois mundos; mundo sensível e mundo ideal, e disso vida material e vida espiritual, corpo carnal e alma; essa 'coisarada' toda; então vão estudar um pouco de filosofia; procurem saber como foi compilada a bíblia; como que propósito; ora, se os bispos católicos compilaram a bíblia que foi aprovada num concílio, comparem qual era o comportamento da igreja na época e suas pretensões de domínio...parem de fazer afirmações e se mostrarem sábios tirando conclusões do próprio umbigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma dessas informações é novidade para nós.

      Excluir
    2. Alguns falam de si mesmo, da própria ignorância só discerne das coisas espirituais quem é espiritual, mas alguns falam da própria carne do que lhe é próprio... A palavra de Deus e o seu entendimento é para muitos e não pra todos...

      Excluir