Tudo se fez novo!


]
-Por Oswaldo Carvalho


(Obs: Aliança de Moisés e alianças passadas é chamada de VT nesse texto em questão) O que Jesus ensinou, nunca foi ensinado. O que Jesus pregou nunca foi mencionado antes na Lei. Nunca houve autoridade ou coragem suficiente para alguém dizer o que Jesus disse. Esse é o motivo pelo qual a sua palavra atraía a atenção das multidões, enquanto que as palavras dos escribas e fariseus não conseguiam alcançar a mesma receptividade, pois revelavam incoerência e hipocrisia, violência, apego às bênçãos materiais, escravagismo, apedrejamentos, preconceitos contra mulheres e deficientes físicos, sacrifício de bodes e bezerros, assim como outras barbaridades, são fatos hediondos suficientes para caracterizar o VT como abolido (2 Co. 3:14), obsoleto antiquada (Hb. 8:13), fraco e sem utilidade (Hb. 7:18).



Quando Jesus se referiu ao VT, Ele disse: "está escrito" ou "foi dito aos antigos", como vemos em Mateus 5:21, 27, 38, 43), mas quando Ele próprio ensinava daquilo que Ele havia recebido do Pai, Ele dizia: "porem Eu vos digo" (Mateus 5:28, 32, 34, 39 ,44), o que significa que Ele tinha uma mensagem personalizada e autêntica.

Por essa razão, Jesus é o autor e mediador de um Novo Testamento, como está escrito em Hebreus 9:15, do qual foi o fiador, desde que o Velho Testamento fracassou pela sua fraqueza e mediocridade, diante de um ministério tão superior, como lemos em 2 Co. 3:14 e Hb. 7:18 a 24.


Através de Jesus, passou a existir:
. um Novo Concerto (Lc. 22:20; 2 Co. 3:6; Hb. 8:13);
. uma Nova Criação (2 Co. 5:17; Gl. 6:15);
. um novo nascimento (Jo. 3:3);
. uma nova vida (Rm. 6:4);
. um novo homem (Ef. 4:24; Cl. 3:10);
. um nova perspectiva para servir a Deus em espírito (Rm. 7:6);
. uma nova massa no "pão" (1 Co. 5:7);
. um novo "vinho" (Lc. 5:38);
. um novo mandamento (Jo. 13:34).


E assim, nós podemos definitivamente confirmar o que Paulo disse em 2 Co. 5:17... "Quem está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas passaram e eis que tudo se fez novo".
A conclusão é que no VT os bens materiais eram super-valorizados, acima de qualquer coisa, enquanto que no NT os bens espirituais são mais valorizados em relação aos bens terrenos.






0 comentários:

Postar um comentário